Empresas formalizam interesse de implantação na ZPE de Cáceres

Empresas formalizam interesse de implantação na ZPE de Cáceres

Tempo de leitura: 3 minutos

Em reta final das operações estruturais, a Zona de Processamento e Exportação de Cáceres, no Mato Grosso, já está recebendo a formalização de interesse de instalação de diversas empresas com interesse de operar no chamado Distrito Industrial da ZPE. É o que adiantou o engenheiro Adilson Reis, presidente da AZPEC – empresa responsável pela administração da ZPE.

“Temos várias empresas interessadas, mais que isso, já formalizaram processos para se implantarem em nosso Distrito Industrial da ZPE, para isso seguiram o rito próprio, encaminhando o processo para a Administradora devidamente instruído em conformidade com as instruções normativas oriundas do Conselho Nacional de ZPEs – CZPE, e que para lá foram remetidos após chancela desta Diretoria Executiva. Aguardamos retorno para dar o passo seguinte, que é definir o leiaute de cada empresa em nossa área que conta com o total de 243 há”, afirma Reis.

Um dos destaques e vantagem é o de que as novas empresas terão todo trabalho alfandegário próprio, com a autorização da Receita Federal, junto com demais órgãos como o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Vigilância Agropecuária Internacional – Vigiagro.

CADEIAS DE PRODUÇÃO 

A AZPEC garante que o empreendimento, pela sua localização estratégica, atende 4 cadeias produtivas principais e suas ramificações. Madeira: Exploração da Teka; extração da borracha; indústria de móveis e artesanato. Mineral: Calcário e brita; mineradoras; pedras preciosas e semi; pedras ornamentais. Couro: Frigoríficos; curtumes; laticínios e indústria de colágeno. Outras: Elétricas-transformadores; metalmecânica; chopes e cervejas; alimentos – soja, milho, etc.

“Acrescentamos que a localização da ZPE em Cáceres está no centro de importante área de produção de insumos, considerando que em um raio de 400 km constatamos a existência de várias cadeias produtivas, ofertando gigantescas oportunidades de verticalização, em especial que possam atender às demandas internacionais”, destaca Reis.

IMPLANTAÇÃO

O #caceresnoticias esteve na obra e conferiu de perto o andamento avançado das instalações. Tanto a AZPEC, responsável pela administração, quanto o Consórcio LCM/Minas Pará – responsável pela construção, garantem o seguimento a fio do cronograma de execução da obra.

“Estamos em prol do mesmo objetivo, ver a ZPE em funcionamento, assim com processo de industrializar mais o município e consequentemente trazer mais empregos mais benefícios para a cidade de Cáceres. ZPE é uma obra minuciosa, onde se divide em várias etapas, uma obra calculada e bem distribuída, hoje com a terraplanagem a todo vapor, vamos pular para a segunda etapa que é a drenagem, onde elitizaremos uma tubulação mais moderna no mercado com vazões maiores, mais fácil manutenção e mais segurança”, destaca Fábio André, engenheiro responsável do Consórcio LCM/Minas Pará.

ORGANIZAÇÃO

Atualmente a empresa AZPEC conta com um quadro societário de 108 acionistas, sendo o Governo do Estado de Mato Grosso um dos principais acionistas. “Temos um cronograma de implantação que está sendo rigorosamente executado, óbvio que isso passa pela organização em regime de S/A como citado, nesse sentido é interessante informar como a empresa está constituída”, disse Adilson Reis.

Fonte: Joner Campos/Cáceres Notícias | Foto: João Gabriel/Cáceres Notícias

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.