Piauí poderá ter uma segunda zona de processamento de exportação

Tempo de leitura: 1 minuto

Os municípios de Pavussu e Eliseu Martins, no Piauí, poderão sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), caso seja aprovado projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI), que entrará na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O PLS 468/2011 autoriza o Poder Executivo a criar a ZPE, uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem exportados. Segundo Ciro, a Zona de Processamento de Exportação permitirá o desenvolvimento econômico de grande parte do interior do Piauí a partir da instalação de plantas industriais, que deverão gerar emprego e renda para diminuir o desequilíbrio social e regional.

Pavussu e Eliseu Martins estão localizadas no início do trajeto da ferrovia Transnordestina, que ligará o interior do Nordeste aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Dos 1,7 mil quilômetros que a ferrovia terá quando concluída, 420 quilômetros ficam no Piauí.

“A ferrovia permitirá o escoamento da produção nordestina a custos mais baixos que os praticados no transporte rodoviário, o que proporcionará a exportação de produtos provenientes da ZPE a preços competitivos”, afirmou o senador na justificativa do projeto.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.