Potencialidades da ZPE serão apresentadas em seminário na cidade de Uberaba

Tempo de leitura: 2 minutos

Há mais de quatro anos na tentativa de consolidar Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Uberaba, Prefeitura realiza seminário no dia 27 de abril para discutir o projeto. O evento abordará novas oportunidades de investimentos para o Triângulo Mineiro e contará com a presença de representantes do Conselho Nacional de ZPEs.

No evento haverá apresentação sobre as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e dos instrumentos oferecidos pelo governo de Minas Gerais para apoio ao setor industrial. O seminário também discutirá o panorama atual do comércio exterior brasileiro e as perspectivas de negócio. Além disso, os participantes vão debater as ações do governo estadual para atração de investimentos e apoio às exportações, além de analisar o regime brasileiro de ZPE e oportunidades de investimentos.

A programação conta ainda com a palestra “ZPE de Uberaba/MG – Novas Oportunidades de Investimento e Exportação”, com o consultor Glauber Faquineli, que já fez parte do governo Paulo Piau e era responsável pela consolidação do projeto da ZPE local.

Além da realização do seminário, a Prefeitura participará em maio da 4ª Conferência Internacional da World Free Zones Organization, em Dubai. A participação no evento foi articulada a convite do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Quanto à demora para implantação da infraestrutura da ZPE, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, argumentou foi necessário um amplo trabalho de regularização da área onde será instalada a ZPE e o processo levou tempo. “O decreto da área de interesse público ocorreu, na ocasião, em uma área particular e na zona rural. A área não estava desmembrada e não havia processo de desapropriação. Hoje temos uma ZPE na zona urbana, desmembrada, e foi realizada uma parceria entre o município e o proprietário da área. Agora estamos prontos para partir em busca de novas parcerias para o início da infraestrutura e para captar empresas que tenham interesse no mercado externo”, declara.

O prazo para realização das obras de infraestrutura da ZPE Uberaba já foi prorrogado duas vezes pelo governo federal. Inicialmente, a Prefeitura tinha até 2014 para a implantação da estrutura básica, mas o prazo foi estendido para 2016. Depois nova prorrogação foi concedida para junho de 2019. A implantação da infraestrutura básica na ZPE inclui terraplenagem da área, abertura de ruas e asfaltamento, cercamento da área, construção de guarita e sede administrativa, entre outras intervenções.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.