ZPE e Lojas Francas em Foz preocupam empresários de Ciudad del Este

Tempo de leitura: 1 minuto

As lojas francas em processo de instalação em Foz do Iguaçu deverão iniciar as atividades nos próximos dias. As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) foram aprovadas em mais uma comissão do Senado. Os dois fatores preocupam empresários de Ciudad del Este, no Paraguai.


“No Brasil, é caro produzir e agora eles procuram esse parque industrial isento de importação dos componentes e um regime diferenciado de exportação. Há muito crédito lá e não podemos esquecer que Álvaro Dias era governador do Paraná, conhece a região e tem consultores que estão sempre indicando questões específicas”, explicou Carlos Emilio González, da Associação dos Industriais de Alto Paraná.


González diz que o Brasil está desenvolvendo o projeto das ZPEs porque tem necessidade de aumentar a produção e, com as indústrias habilitadas no Paraguai, encontraram pouca mão de obra qualificada e sem técnicos suficientes. Ele entende que o governo paraguaio deve incentivar a formação de gerentes intermediários de qualidade para enfrentar a concorrência que está por vir. O empresariado de Ciudad del Este ainda guarda a esperança de que a Receita Federal brasileira venha dificultar a instalação de ZPEs, a exemplo do que ocorreu com as lojas francas.


O projeto das ZPEs, de autoria do senador Álvaro Dias, passou também pela Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). Essas zonas recebem empresas dedicadas à produção de bens exportáveis. “As ZPE também contribuem para a geração de emprego e renda. Dessa forma, a melhoria dos indicadores sociais e econômicos das áreas estimuladas contribui para a redução de desequilíbrios de desenvolvimento entre regiões”, destacou o senador.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.