PPP do Aeroporto de Parnaíba vai potencializar o turismo no litoral piauiense

Tempo de leitura: 2 minutos

Mais um projeto transformador e fruto do trabalho da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) do Piauí é a Parceria Público Privada (PPP) do Aeroporto de Parnaíba. A infraestrutura prevista na PPP ampliará a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.

E o aeroporto é uma peça estratégica para a consolidação do litoral piauiense como destino turístico de abrangência internacional. “É o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. A região de Parnaíba tem um potencial imenso para o turismo, com o Delta do Parnaíba e a Rota das Emoções, além da proximidade dos Lençóis Maranhenses, de Camocim e Jericoacoara no Ceará. Isso vem acompanhado de estímulos aos negócios do nosso litoral. Com maior movimentação de pessoas por conta do aeroporto, aumenta as demandas para hotel, restaurantes e comércio em geral. É mais dinheiro circulando e mais oportunidades de emprego e renda para a população”, destaca Viviane Moura, superintendente da Suparc.

A expectativa para os empreendedores do setor de turismo é grande. Para José Roberto, da Natur Turismo, com o aeroporto melhor estruturado, o setor se desenvolve cada vez mais. “Para nós, como empresários da área, isso é fundamental. Também como munícipes de Parnaíba, isso atende uma demanda nossa de termos acesso ao restante do País com uma facilidade maior, visto que a PPP vai possibilitar um aumento no número de voos e melhorando nosso deslocamento para outras cidades”, diz.

Marcos Fonteles, da Eco Adventure Tour, agência de turismo em Parnaíba, comenta que a readequação do aeroporto viabilizará a entrada e operação de novas rotas comerciais e um aumento da movimentação de aviação em geral. “Um dos pilares do turismo é o transporte. Ter um aeroporto bem estruturado é um viés importante para trazer mais pessoas e também um incentivo para atrair mais voos e linhas aéreas. As melhorias são fundamentais para o fortalecimento do turismo”, aponta.

Parnaíba, que é a segunda maior cidade do Piauí, conta com diversos polos geradores de viagem como universidades, hospitais, centros de tecnologia e área de produção agrícola e industrial. O aeroporto fica próximo de uma zona de processamento de exportação (ZPE) e pode ser utilizado na importação de insumos, assim como na exportação da produção, e algumas cargas poderiam ser movimentadas até o aeroporto, como farmacêuticos e outros produtos com valor agregado elevado.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.