Ceará prospecta empresa automotiva chinesa

Tempo de leitura: 3 minutos

Entre as negociações que o Governo do Estado mantém com a China criou-se uma possibilidade com a Great Wall Motor (GWM), maior montadora de veículos chinesa de capital 100% privado, que anunciou na última quarta-feira (16), chegada ao Brasil, no interior de São Paulo. As informações são do secretário para Assuntos Internacionais do Estado do Ceará, César Ribeiro.

“A Great Wall Motors (GWM), que é a maior fábrica de automóveis privada na China, e que abriu uma fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP), pode terceirizar uma parte da produção, como por exemplo, as baterias dos veículos, e quem sabe o Ceará e sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE) possam ser um alvo. O Ceará está preparado para receber esses investimentos”, declara.

A fábrica da empresa no Brasil, que antes pertencia à Mercedes-Benz, vai produzir veículos elétricos, como SUV e picape. A previsão é de atingir capacidade instalada de 100 mil veículos por ano. O investimento anunciado é de R$ 10 bilhões até 2032 no Brasil, sendo R$ 4 bilhões até 2025.

Pedro Bentancourt, CEO da GWM, comunicou que a empresa espera que até 2025 ou 2026, obter um índice de 50% de nacionalização dos seus produtos. “A eletromobilidade é um fenômeno irreversível e inexorável e a nossa fábrica de Iracemápolis será a primeira fábrica fora dos Estados Unidos, no continente americano, que produzirá veículos eletrificados híbridos e puramente elétricos”, disse. A expectativa é que os veículos híbridos sejam híbridos flex, possíveis de serem abastecidos com etanol.

O Ceará tem algumas parcerias institucionais com a China em desenvolvimento na área da educação superior com a cidade chinesa de Dalian. Na área diplomática, comercial, institucional e da saúde com a província de Fujian. Já com os Estados Unidos, está aguardando ser assinado um Memorando de Entendimento para trocas entre os dois países.

Ribeiro ainda explana que a secretaria tem acompanhado os desdobramentos do conflito entre Rússia e Ucrânia. “Estamos atentos aos efeitos do mercado internacional em âmbito local, principalmente nos insumos, variações de preços e impactos nas nossas cadeias produtivas”, conclui.

O Complexo do Pecém, onde está instalada a ZPE, é o principal instrumento de atração de investimentos que o Estado do Ceará possui. São três grandes negócios num mesmo local, o Porto do Pecém, com  calado de mais de 15 metros e os berços que mesclam infraestrutura e eficiência; a ZPE Ceará, que foi a primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em atividade no Brasil; e a Área Industrial, que está disponível para as empresas que têm sinergia com a região.

Segundo analisa, Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará, depois da aprovação do Novo Marco Legal do regime no Brasil, ficou muito próxima das ZPEs do mundo inteiro, ganhando competitividade e maior poder de atração de investimentos. “Além disso, o estado do Ceará já investiu em infraestrutura no Setor 2, que é a nossa primeira expansão e já tem protocolos assinados com empresas de extrema importância e que podem mudar a economia do Ceará, como aquelas relacionadas ao Hidrogênio Verde”, destaca. 

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.