Refinaria do Pecém deve iniciar treinamento de mão de obra em 2024; funcionamento previsto para 2025.

Tempo de leitura: 1 minuto

A nova refinaria com investimento planejado para o Ceará, a Refinaria de Petróleo de Pecém (RPP), poderá ter o início das obras já no começo do ano que vem e iniciar as operações ainda em 2025. A projeção foi feita por Gabriel Debellian, diretor de logística na Noxis Energy, empresa investidora do empreendimento, em entrevista exclusiva para a coluna. Esse cenário ainda poderia antecipar, também, o treinamento de pessoal, que deverá começar um ano antes da conclusão do projeto. 

Contudo, Debellian explicou que todo o cronograma segue dependendo da liberação da licença ambiental, que seguirá em análise até passar por todas as etapas. O processo inclui os estudos técnicos, a avaliação dos órgãos competentes e a participação da comunidade envolvida na região onde a refinaria será instalada.

De acordo com as negociações com o Complexo do Pecém, a PPP deverá ficar instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), em uma área de 106 hectares a 9,6 quilômetros do Porto do Pecém.  De acordo com as negociações com o Complexo do Pecém, a PPP deverá ficar instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), em uma área de 106 hectares a 9,6 quilômetros do Porto do Pecém.  

“O ponto de partida é a licença ambiental e está tramitando, está em andamento. Sem isso, não podemos fazer nada, estamos desenvolvendo o projeto e já temos a área. Nós fizemos uma previsão conservadora de dois anos para a liberação da licença. Então, o início da operação seria 2027, mas se o processo andar de forma rápida, poderíamos ter a licença até o final desse ano, começar as obras já no ano que vem e poderíamos ter a refinaria operando em 2025”, explicou. 

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.