Governo do Maranhão protocola documento no Ministério da Economia para viabilizar ZPE-MA

Tempo de leitura: 1 minuto

O requerimento com a proposta de criação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA), a ser instalada no município de Bacabeira, foi encaminhado oficialmente, esta semana, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) ao Ministério da Economia. 

A solicitação foi feita após um trabalho minuncioso da equipe de técnicos e especialistas da SEDEPE, que instalou uma Comissão Estadual para implantação da ZPE-MA, realizou estudos, analisou o histórico e as características das zonas de livre comércio existentes, estabeleceu incentivos fiscais, tributários e cambiais e avaliou outros aspectos estratégicos. O secretário adjunto da SEDEPE, Geraldo Carvalho, chegou a participar, no mês de junho, de um evento mundial de zonas de exportação, realizado na Jamaica, para trazer ao Maranhão as experiências de diversos locais do planeta. Entre os objetivos da ZPE maranhense estão a atração de investimentos, o aumento das exportações, a redução dos desequilíbrios regionais, a geração de empregos e rendas e apromoção de novas tecnologias. 

Além do encaminhamento da formalização, o governador do Estado Carlos Brandão enviou ofício à secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Natasha Martins Miranda, comunicando sobre o “embasamento técnico e econômico” para justificar a instalação da ZPE de Bacabeira. 

“Com uma localização estratégica em relação aos mercados mundiais, integração modal inteligente e disponibilidade de insumos, a ZPE de Bacabeira reúne todas as condições necessárias à sua viabilidade”, assinalou Brandão. 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.