ZPE de Parnaíba vai realizar primeira exportação de cera de carnaúba

Tempo de leitura: 1 minuto

A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do Piauí realiza na próxima segunda-feira (21) o seu primeiro embarque aduaneiro. A primeira exportação, esperada para acontecer desde julho, vai levar um contêiner com cera de carnaúba até o porto do Pecém, no estado do Ceará, de onde vai partir para o destino.

A produção será escoada pelo Porto do Pecém, no Ceará que, pela sua distância relativamente pequena, boa qualidade das estradas e alto valor agregado do produto exportado, tornou-se atraente aos investidores cearenses. Além disso, o porto do Ceará tem conexões com os principais mercados interessados nas aplicações industriais da cera.

A cera de carnaúba exportada é produzida na primeira indústria instalada na ZPE. Antes a empresa precisava de um representante, atuando no Porto de Pecém, para realizar os procedimentos que agora são feitos por despachantes e auditores da Receita Federal do Brasil, dentro da ZPE do Piauí. O avanço representa redução de custo e tempo.

“A mercadoria sairá da Área de Despacho Aduaneiro (ADA) da ZPE do Piauí em trânsito rodoviário até Pecém. Ao sair de nossa ADA a mercadoria já estará em trânsito internacional. Quando chegar em Pecém, só resta colocar em cima do navio”, explica Victor Hugo, diretor-presidente da Investe Piauí.

Inaugurada em fevereiro deste ano, a ZPE do Piauí tem instaladas duas indústrias e dez startups do eixo de exportações. Segundo Victor Hugo, há 11 projetos de empresas interessadas em se instalar na ZPE, aguardando autorização do Ministério da Economia.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.