ZPE Ceará recebe outras ZPEs do Brasil com foco no fortalecimento do regime

Tempo de leitura: 3 minutos

Pioneira no País e vista como referência para outras regiões, a ZPE Ceará, primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em operação no Brasil, abriu nesta quarta-feira (23) suas portas para receber representantes de outras ZPEs brasileiras, que vieram ao Estado conhecer de perto toda a infraestrutura da Free Trade Zone cearense, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP C/A).

Ao todo, sete ZPEs brasileiras estiveram representadas no encontro, incluindo executivos dos estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. Eles conheceram a estrutura integrada do Porto do Pecém e da ZPE Ceará; visitaram a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e discutiram o fortalecimento do regime com a diretoria da ZPE Ceará, representada pelo presidente Eduardo Neves, pela diretora de operações, Andréa Freitas, e pelo diretor de governança, Roberto de Castro.

“É uma grande satisfação receber outras ZPEs aqui, no Ceará, e poder discutir assuntos inerentes ao regime, à legislação e ao que podemos melhorar no Brasil para que possamos avançar juntos. Foi um dia de muito trabalho, de grande networking e acredito que foi, também, um divisor de águas para o entrosamento dessas ZPEs no futuro. Queremos que o País compreenda ainda mais esse grande instrumento de desenvolvimento econômico que possui”, afirma Eduardo Neves.

Além de representantes de outras ZPEs brasileiras, o encontro também contou com representantes de importantes entidades ligadas ao regime no País, como o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (ABRAZPE) e a Receita Federal do Brasil (RFB), grandes parceiros da ZPE Ceará.

Para a coordenadora de comércio exterior da secretaria-executiva do CZPE, Ana Carolina Meneghetti, a iniciativa da ZPE Ceará, de reunir representantes de ZPEs brasileiras em sua sede, traz benefícios para todo o regime nacional e estimula o desenvolvimento dessas Zonas em outras regiões do País.

“Para nós, de Brasília, é sempre muito bom ver a aplicação de uma política pública na ponta. Achei interessante a reunião desses estados que estão tentando alavancar os seus projetos e levantar suas ZPEs, pois eles puderam ver, na prática, a importância e o impacto da política no local, cumprindo assim com seus principais objetivos, como o desenvolvimento regional, a difusão tecnológica e a ampliação da balança de pagamentos brasileira”, diz Meneghetti.

Quem também celebrou o encontro foi o presidente da Abrazpe, Helson Braga, que reforçou o papel de protagonista da ZPE Ceará no cenário nacional. “É importante que essas ZPEs vejam o sucesso que temos aqui, na ZPE Ceará, e se inspirem a acelerar seus respectivos processos de instalação junto aos seus estados. Melhor do que ouvir falar é ver pessoalmente a importância que esse mecanismo pode ter para promover o desenvolvimento de uma região”, conta.

“A ZPE Ceará é claramente um exemplo para todas as ZPEs do Brasil. No fim do ano passado, nós conseguimos, com a ajuda da ZPE Ceará, aprovar uma nova legislação competitiva, que está permitindo que a gente implante esses projetos no País inteiro, gerando emprego e renda”, complementa Helson Braga.

Nesta quinta-feira (24), o presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, participa do painel “ZPE no Brasil – Um Instrumento para o Desenvolvimento Econômico no País”, durante a Expolog 2022, maior feira de logística do Norte e Nordeste. O evento também conta com palestras do presidente da ABRAZPE, Helson Braga, do secretário de acompanhamento econômico do Ministério da Economia, Alexandre Messa, e de Paulo Cardoso, presidente da ZPE Parnaíba.

A Expolog 2022 acontece no Centro de Eventos do Ceará e tem entrada gratuita. O Complexo do Pecém possui um estande no evento e está à disposição para receber todos que queiram conhecer mais sobre sua infraestrutura integrada.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.