“Não tem cabimento continuar convivendo com o sistema tributário atual” diz senador Roberto Rocha.

Tempo de leitura: 2 minutos

A edição do Jogo do Poder desta quarta-feira, 15 de julho, recebeu o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB).  Na ocasião, o parlamentar falou sobre sua proposta de criação de novas Zonas de Processamento e Exportação – ZPEs, reforma tributária e criação do novo imposto. Na entrevista o senador Roberto Rocha falou da importância do seu projeto para criação de Zonas de Processamento e Exportação – ZPEs no Maranhão e afirmou que o Nordeste precisa ser emancipado.

“Estamos trabalhando na hidrovia Parnaíba-Itapecuru, precisamos de logística, infraestrutura, temos muitos portos bons, uma costa grande, abertura para o mar, mas para isso é preciso trabalhar o comércio exterior. Dar condições de desonerar a produção, precisamos emancipar o nordestino, com produção e conhecimento, com logística e infraestrutura. O mundo todo faz ZPE, se o Brasil não fizer com a oportunidade que teremos, outros países vão fazer, e também precisamos aprovar a Reforma Tributária sim para criar novas oportunidades.” declarou o senador

Sobre a economia no pós-pandemia do novo coronavírus o parlamentar contou que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e debateu três pautas importantes para geração de emprego e retomada do crescimento da economia no país. Entre as pautas propostas pelo senador, estão a reforma tributária, saneamento básico e a criação das ZPEs.

Nós temos no Maranhão um projeto chamado ZEMA- Zona de Exportação do Maranhão que transforma a ilha de São Luís em uma área de livre comércio voltada exclusivamente para exportação, ao contrário de Manaus que é voltada para o mercado interno. Essa é uma ZPE moderna, a atual lei que trata de ZPE não existe, não funciona. O Brasil só existe uma ZPE que é em Fortaleza.

Aqui do lado na Colômbia nós temos uma centena de ZPE, o mundo todo faz ZPE. Se não fizermos ZPE agora, com essa oportunidade que nós teremos, o México fará, já está fazendo e outros países aqui das Américas. Nós precisamos aprovar a reforma tributária sim, para poder criar um melhor ambiente de negócios.” declarou o parlamentar.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.