CSP, Um novo momento

Tempo de leitura: 3 minutos

Tenho muito orgulho de ser um “cearoca”, um cearense carioca, que desde 2002 tem vivenciado a hospitalidade, a atenção e a integração oferecidas por esta terra promissora do nordeste brasileiro, o Ceará.

Como pioneiro na missão no planejamento de obtenção da viabilidade, implantação e operacionalização da CSP com total harmonia em relação às dimensões primordiais de sustentabilidade em projetos, focamos em “Fazer o certo, certo da maneira certa”.

Neste caminho de desafios e oportunidades, trabalhamos com planejamento em equipe, persistência nos propósitos, desenvolvimento das melhores práticas e na parceria justa com Poderes Públicos, Entidades Privadas e a Sociedade Civil, quando concretizamos a implantação da primeira siderúrgica integrada do Nordeste brasileiro, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) no estado do Ceará, na 1a Zona de Processamento de Exportação – ZPE. 

A siderúrgica é o marco da alta escala de produção industrial no Nordeste, ao mesmo tempo que se apresenta atrativamente ao mundo da siderurgia, sendo também catalisadora para a nova ordem de aplicação de tecnologias em energia renovável, objetivando a eliminação de consumo de combustíveis fósseis. E o mercado mundial enxergou esta grande chance, conforme as disputas ocorridas agora em 2022 pela aquisição dos ativos da CSP.

O recente anúncio da assinatura do acordo vinculante entre os acionistas da CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, referências mundiais em tecnologia na produção de minério de ferro e aço, a Vale, a Dongkuk Steel e o Grupo Posco, três gigantes que se uniram fazer do Ceará um destaque na siderurgia mundial, com o Grupo ArcelorMittal, segundo maior conglomerado siderúrgico mundial, demonstra que construímos uma siderúrgica eficiente, moderna e com infraestruturas, que com certeza irá agregar valor na sinergia dos negócios da ArcelorMittal, bem como, irá elevar melhorias na economia cearense e na balança comercial brasileira.

Vivenciamos hoje um Ceará pujante, com elevado potencial e com grandes diferenciais aos olhos dos analistas nacionais e internacionais. Uma Arábia Saudita em solo brasileiro, que usufrui da intensidade do sol e dos ventos para gerar energia renováveis e impulsionar novos projetos. Terra de um povo perseverante, inteligente e criativo, capaz de alcançar conquistas cientificas e de fazer uma academia sintonizada com os desafios mundiais.

Temos empresários visionários, federações, associações, câmaras, sindicatos, ONG´s, entre outros atores dispostos a estabelecer um diálogo assertivo em prol do desenvolvimento, assim como um poder público que preza pela gestão estadista focada no planejamento de médio e longo prazo.

Esta ambiência vai trazer a nova referência brasileira de industrialização sob a égide das melhores práticas em todas as dimensões de sustentabilidade, multiplicando a criação de postos trabalho e renda, bem como agregando valores aos investidores, sociedade e aos entes públicos.

Todo este conjunto são mais de oportunidades do que desafios, principalmente com a valiosa contribuição do novo entrante na economia Cearense, o que eleva o orgulho de estar na terra certa, com a sociedade certa, no momento certo e fazendo o certo!

Por Ricardo Parente

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.