Tempo de leitura: 2 minutos
Fomentar a cultura exportadora entre as indústrias da Região Cariri é o objetivo do Fórum de Oportunidades e Promoção da Cultura Exportadora no Cariri, evento que acontece nesta sexta-feira (23/02), no Centro de Convenções do Cariri, na cidade do Crato. Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento (SDE), e pela Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o evento vai apresentar temas e promover discussões acerca de importância do comércio exterior para a competitividade das empresas.
O evento contará com a presença do ministro Marcos Jorge de Lima, do MDIC; da secretária-executiva do Conselho Nacional das Zona de Processamento de Exportação (CZPE/ MDIC), Thaíse Dutra; do secretário do Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro; entre outras autoridades. O ministro Marcos Jorge realizará o encerramento do evento.
Na programação, órgãos como o MDIC; a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) apresentarão suas estruturas e soluções que visam estimular a exportação.
Como destaca o ministro Marcos Jorge, as ZPEs têm importante papel no desenvolvimento econômico dos Estados, ao contribuir para geração de emprego e renda. “A ZPE do Ceará é um exemplo concreto de sucesso do regime brasileiro de Zonas de Processamento. Os dados do MDIC mostram que no ano passado o Ceará destacou-se pela exportação de produtos semimanufaturados de ferro e aço, somando um montante de US$ 1,04 bilhão, o que responde a 50% do total exportado pelo Estado”, explica.
Atualmente, o Cariri possui 1.520 indústrias ativas distribuídas em 29 municípios e é responsável pela segunda maior participação no PIB entre as regiões cearenses, com fatia de 8% do total do PIB do Estado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Cesar Ribeiro, a intenção é estimular as indústrias da região a exportarem seus produtos e serem mais competitivos no mercado externo. “Cada vez mais, as empresas brasileiras estão descobrindo os benefícios da ampliação internacional de suas operações e a relação direta com ganhos de competitividade e aumento dos seus negócios no exterior. Com economia em ascensão, o Cariri tem potencial para aumentar ainda mais a participação do Ceará no mercado internacional”, disse.
Cesar Ribeiro acrescenta que o Governo do Ceará, por meio da ZPE Ceará, proporciona diversos incentivos para a instalação de novos investimentos produtivos no estado. As empresas instaladas neste distrito industrial têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos para promover a maior competitividade de seus produtos. Além disso, conta também com a estrutura e eficiência do Porto do Pecém para escoar os produtos nos mais diversos mercados mundiais.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.