Conselho das ZPEs aprova instalação de refinaria no Porto do Pecém

Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) aprovou a instalação de refinaria de petróleo no Porto do Pecém. O projeto, a ser instalado no Setor 2 da  (ZPE), visa a fabricação de produtos do refino do petróleo, o comércio de petróleos crus, o comércio de derivados de petróleo no país e no exterior, além da formulação de combustíveis e o tratamento de águas oleosas oriundas do refino do petróleo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). A estrutura de refino terá à frente a empresa Noxis Energy, e vai produzir combustíveis, entre os quais a Gasolina A e o Bunker. A finalidade é fornecer o insumo para navios. O projeto terá investimento de quase R$ 5 bilhões, com a geração de 3 mil empregos durante a construção, 200 empregos diretos na operação, e 500 indiretos, além de uma capacidade de refino de 50.000 barris por dia. Quando totalmente implantada, a produção prevista é de 1,5 milhão toneladas/ano de combustível, até 2025.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Maia Júnior, disse que esse é mais um passo do Ceará. “A empresa já está em estágio avançado porque assinou conosco pré-contrato há dois anos e já deu o passo seguinte para a estrutura necessária. Depois, liberou recursos para o desenvolvimento do projeto de engenharia e colocou como marco para iniciar as atividades até 2026 para a conclusão do investimento”, explicou.

Ainda segundo o gestor, a instalação da refinaria no Pecém é de grande importância para a equação financeira do Ceará. “Agora é esperar o tempo da formulação da estrutura financeira do projeto. É um passo muito importante assim como foi no passado. Vamos continuar com os avanços do projeto para que o Ceará possa realizar esse sonho em 2026”, disse ao observar que a etapa seguinte é a conclusão do projetos de licenciamento ambiental, engenharia da planta, contratação da empresa para implantação da estrutura de engenharia e o início dos testes para, enfim, começar a funcionar.

“O Estado do Ceará sempre sonhou em ter uma siderúrgica e uma refinaria. A ZPE Ceará, com sua política de incentivos, está tornando esse sonho realidade, pois já contamos com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e, agora, teremos também a instalação da refinaria de petróleo da Noxis Energy, que ficará localizada no nosso Setor 2. Trata-se de mais investimento, emprego e renda para todo o Estado”, celebra Eduardo Neves, presidente da ZPE Ceará.

Leia mais

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.